Saiba como otimizar o trabalho em um escritório de advocacia em 3 passos

Justice Law Order Legal Graphic Concept

A tecnologia e o Direito já andam lado a lado. Vimos, nos últimos anos, o surgimento do Processo Judicial Eletrônico (PJe), além da automação de procedimentos jurídicos e administrativos que já são realidade.

A rotina em um escritório de advocacia nem sempre é fácil. Quem trabalha no direito se preocupa não só com o primor em exercer a função, mas também em manter a satisfação dos clientes e zelar para que a carga de trabalho não fique acima da relação entre contratante e contratado.

Por isso, otimizar o tempo dentro do escritório é fundamental e, para isso, podemos contar com ferramentas e programas que facilitam a rotina do ambiente de trabalho.

Assinatura digital e eletrônica

Exista diferença entre assinatura digital e eletrônica. Para o mundo jurídico, como no caso de advogados para exercer as atribuições da função, é usada a assinatura digital. Já para o cliente, as mais utilizadas são as eletrônicas. Tanto em uma como em outra otimizam o tempo na realização de serviços e geram automação de processos, que antes eram manuais.

Com a automação, sobra mais tempo a ser dedicado para o exercício da advocacia e a defesa de interesses sociais, seja público ou privado.

Nuvem de arquivos

A relação com o cliente é inevitável. Todo advogado precisa atender seus contratantes. Cada caso demanda uma quantidade de documentos específicos, além dos padrões onde é preciso a assinatura de todos.

Armazenar este volume de documentos pode ser um problema. A solução para isso é o armazenamento em nuvens. O acumulo de papel tem sido cada vez mais deixado para trás, tendo em vista a economia de espaço, tempo e esforço.

A digitalização de processos já é usada há alguns anos, inclusive, a Arquigest foi uma das pioneiras no ramo da digitalização no Direito.

Para compartilhar documentos, o advogado pode definir o acesso e liberar a visualização previamente. Podendo estar disponível para quem acessar fazer downloads e uploads e possibilitando até assinatura eletrônica.

Videoconferência

Com a pandemia, a vida digital se tornou cada vez mais presentes na vida de quem trabalha com Direito. De reunião com clientes a sessões de tribunais, a videoconferência parece que veio para ficar.

É claro que atendimentos e audiências presenciais vão continuar a serem feitas. Mas, em reuniões não tão complexas ou nas conhecidas atualizações processos com os clientes, encontro pode ser feito pelo modo digital. O Zoom, Google Meet e chamadas de vídeo por aplicativos de mensagens podem ser boas ferramentas para este proposito.

Com estas dicas é possível otimizar tempo, espaço e esforço dentro de um escritório de advocacia.
A Arquigest tem produtos que vão facilitar ainda mais a rotina dentro da sua empresa. Confira aqui!

Gostou do artigo? Compartilhe.

LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Email