
Você sabe o que é transformação digital? Muita gente acredita que o termo significa apenas migrar do analógico ou manual para o digital ou automático. Mas vai muito além disso.
A transformação digital não é algo para o futuro, mas sim uma mudança que deve acontecer hoje em empresas de qualquer tipo e segmento.
Conceito
Transformação digital é o processo para melhorar o desempenho de qualquer coisa. Deve ser entendida como uma questão social, uma mudança cultural na vida das pessoas.
O objetivo dessa transformação é obter melhores resultados e mais produtividade. Muitas empresas surgidas antes da internet tinham como base de orientação para seus negócios regras e modelos que não são mais viáveis. Estas empresas têm, de fato, um desafio pela frente. Mas é possível migrar para o digital!
É preciso entender que essa mudança para o digital é uma questão mais relacionada com gestão do que com marketing ou tecnologia.
Não basta apenas estar presente em uma página na internet ou criar um blog de conteúdo voltado para o mercado em que está inserido. É uma mudança de processos, de modelos e envolve tudo e todos ligados a um negócio.
Impactos e novas tecnologias
É simples entender como essas transformações têm impacto na vida de todos e na sociedade em geral. Basta ver como o uso de novas tecnologias afeta nosso dia-a-dia.
Há 20 anos atrás seria difícil de imaginar escolher produtos da prateleira e um supermercado na tela de um celular. Ou então que tratores em uma lavoura pudessem ser guiados por programas de computador. Tudo isso acontece graças ao avanço tecnológico.
Com o avanço dessas novas tecnologias, a maneira como gerenciamos, vendemos, compramos e nos comunicamos se tornou digital. A tendência para o futuro é que essas tecnologias avancem de maneira ainda mais rápida e precisamos estar prontos para nos adaptar a essa realidade. Após a chegada e o avanço da robótica, esse processo deu um salto.
É possível afirmar que o BigData, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, a computação e armazenamento na nuvem tornaram essa revolução digital possível.
Big Data
Segundo especialistas, o volume gerado cresce 40% a cada ano. Big Data é o grupo de informações em bancos de dados acessível de servidores e empresas. Para organizar todas as informações, setores de tecnologia da informação usam métricas para captar, tratar e empregar os dados.
Os algoritmos conseguem detectar padrões no comportamento de quem navega na internet. Desta maneira é possível personalizar a experiência do usuário, desde as compras online até as redes sociais.
Cada vez mais as empresas conseguem entender nossos gostos. A indústria da televisão e dos games, por exemplo, já cria produtos sob medida. Para isso, é usado um cálculo preciso e a distribuição acontece através da customização dos algoritmos. Chamamos esse processo de business intelligence.
Para que a inteligência artificial possa aprender procedimentos com a precisão dos seres humanos existe um processo chamado de machine learning. Para que ele aconteça é preciso levar em conta o modo como interagimos com ferramentas de trabalho e a qualidade da “observação” feita pelo mecanismo de inteligência artificial, para que a realização de procedimentos pela máquina possa ser similar ao realizado por uma pessoa.
Computação e armazenamento na nuvem
O termo “nuvem” ficou muito comum nos últimos anos. Significa um ambiente digital com uma complexidade alta de códigos. Por ela, é possível acessar serviços e arquivos sem que estejam fisicamente nos nossos computadores, HDs ou celulares.
Internet das Coisas
É cada vez mais comum hoje em dia vermos aparelhos e eletrodomésticos que se conectam à internet. A integração dos aparelhos podem ajudar a automatizar atividades de casa e nos permite controlar aparelhos direto do nosso celular.
A IoT (Internet of Things, no termo em inglês) possibilita que você ligue o ar condicionado da sua casa de maneira remota, por exemplo. Através da IoT e com a utilização de sensores é possível até medir a velocidade de carros através do celular.
As possibilidades são diversas e aumentam na medida em que os objetos ficam mais integrados entre si e criam um volume de dados que ajuda a aumentar a eficiência de cada atividade.
Inteligência artificial
Já vimos aqui sobre o termo “machine learning”. Pois então, a inteligência artificial é capaz de aprender com a observação, alimentada por volume de dados. Por conta disso, nossos serviços se tornam “inteligentes”.
A Inteligência Artificial agrupa várias tecnologias como algoritmos, redes neurais artificiais e sistemas de aprendizado. Com isso são capazes de simular capacidades humanas ligadas à inteligência.
Aqui na Arquigest estamos sempre atentos às novas demandas do mercado. Fique ligado no nosso blog para saber mais sobre novas tecnologias ligadas a negócios e ao empreendedorismo.