Assinatura Eletrônica: um guia rápido

Ferramenta é cada vez mais usada e garante agilidade, confiança e transparência

A assinatura eletrônica é um meio de solução ágil, fácil e confiável que pode ser oferecido aos clientes. Vamos ensinar o passo a passo para implementar este recurso no seu negócio.

Assinatura eletrônica

A assinatura eletrônica é uma autenticação digital protegida com criptografia em ambas pontas, tem validade legal, caso seja feita por um sistema que possa garantir a autenticidade.

O objetivo da ferramenta é dar mais agilidade, diminuir a burocracia e custos. A assinatura eletrônica pode ser acessada exclusivamente pelas partes que tenham permissão para isso e fica armazenada em nuvem para que o acesso possa ser feito com segurança e de qualquer lugar.

Como fazer

A partir da escolha da plataforma, é preciso se cadastrar e ir para a parte de assinatura eletrônica. Neste local será feito o upload do documento que será assinado. Preferencialmente, salve em formato .PDF. Dessa maneira as configurações e definições são preservadas.

O próximo passo é selecionar as partes envolvidas no devido contrato. Para isso é preciso informar nome completo, CPF, data de nascimento, telefone e e-mail. É possível designar a função das partes no documento e indicar onde as assinaturas estarão no contrato. Outra possibilidade são as autenticações adicionais, como por exemplo reconhecimento facial.

Receber e assinar o arquivo

As partes vão receber informações sobre a solicitação de assinatura pelo e-mail e poderão visualizar o documento para melhor entendimento. Com a checagem dos dados feita é preciso gerar um token de confirmação, por um link também enviado por meio de comunicação eletrônico.

Feita a autenticação, é preciso acessar o arquivo enviado por e-mail e procurar pelo botão de assinatura. As solicitações podem ser diferentes, com assinatura manuscrita ou somente via token. Para o primeiro caso, é possível usar dispositivos diversos (celular, tablet, computador, etc). Ao ser enviado, é possível acompanhar em tempo real quais partes já assinaram e, quando todos já o tiverem feito, basta baixar uma cópia e armazenar na nuvem

Validade

A assinatura eletrônica tem valor legal e já é requisitada para protocolar documentos. Ela garante até mais veracidade a um documento. Todos os dados do arquivo são validados por plataformas online e armazenados em ambiente restrito, o que faz ser possível fazer checagem de veracidade.

Para as empresas que lidam com grandes volumes de documentos, a assinatura eletrônica é uma solução dinâmica, que reduz custos e garante mais confiabilidade e transparência.

Gostou do artigo? Compartilhe.

LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Email