Justiça de Minas cria central para monitoramento de dados

Espaço irá reunir e tratar informações estratégicas e operacionais

Foi lançado, pelo Tribunal e Justiça de Minas Gerais (TJMG), a Central Lapidar de Monitoramento Integrado, Inteligência e Inovação. A central foi criado com o objetivo de reunir e tratar, de maneira estratégica e centralizada, a imensa massa de dados produzidos no TJMG. As informações poderão ser visualizadas em painéis.

A presidência do tribunal destacou que a necessidade de criar um espaço para centralizar o armazenamento e monitoramento de dados existe pelo fato de que, nos dias de hoje, as tecnologias fazem parte do cotidiano das pessoas e qu é preciso administrar, diariamente, a imensa quantidade de informação que a Justiça tem à disposição.

A Central Lapidar irá integrar a estrutura da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica, criada por meio de resolução aprovada pelo Órgão Especial. A nova secretaria terá como objetivo facilitar e alinhar o gerenciamento e a execução dos atos administrativos e jurisdicionais, a comunicação entre as áreas operacionais e as diretrizes institucionais. Será ainda o braço da Presidência responsável por promover a adoção das melhores práticas de governança para assegurar a assertividade das decisões estratégicas e o funcionamento eficiente de todas as unidades, em prol da efetiva prestação jurisdicional.

No espaço Lapidar, as informações estratégicas e operacionais serão trabalhadas por uma equipe especializada e transformadas em uma rica base de dados para subsidiar tomadas de decisão. Entre as informações disponíveis, estão o consumo de materiais e serviços; a produtividade de servidores e magistrados; os avanços na virtualização dos processos; e a retomada de funcionamento dos fóruns em razão da pandemia da covid-19.

Os dados são apresentados em um videowall, dispositivo montado para garantir uma melhor visualização das informações. Entre as várias ferramentas e sistemas utilizados no Espaço Lapidar, destaca-se o Qlik Sense, uma plataforma de análise de dados que permite aos usuários criar visualizações, tabelas e gráficos, identificando a conexão entre as informações que são geradas pela instituição. A análise desses dados gera relatórios simplificados, úteis no momento de traçar diretrizes e planos de ação.

Fonte: TJMG

Gostou do artigo? Compartilhe.

LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook
Email